Publicado
6 meses atrásno
Por
Felipe Gonçalves
Nesta terça-feira(21), o Vasco da Gama recebeu o Fortaleza na colina histórica de São Januário pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil e conquista a classificação nos pênaltis após empate em 3 a 3 nos 90min. O partida foi eletrizante e cheia de reviravoltas, com o Vasco saindo atrás no placar e buscando a virada no segundo tempo. Mesmo com o empate do Fortaleza no finalzinho da segunda etapa, o cruzmaltino se manteve firme e consegue grande classificação diante do seu torcedor.
O herói da noite foi novamente o goleiro Léo Jardim, que salvou o Vasco no final do segundo tempo, fazendo uma bela defesa em chute rasteiro, e foi ele também quem sacramentou a classificação pegando o pênalti batido por Kervin Andrade. Destaque também para Vegetti que fez dois gols e também para Payet, que fez uma grande partida nos 45min finais e participou ativamente do segundo e do terceiro gol do Vasco na partida.
O jogo começou desfavorável para os donos da casa, com o Fortaleza sendo mais contundente e tendo as melhores oportunidades e volume de jogo na primeira etapa. O Vasco saiu atrás do placar, e foi buscar o empate no decorrer da etapa inicial. O cruzmaltino começou a dar a resposta de que buscaria o empate logo após o gol do Fortaleza, que aconteceu aos 8min, o atacante Adson escapou pela ponta, cortou para dentro e de perna esquerda finalizou com perigo, passando à esquerda da meta defendida por João Ricardo.
O empate do Gigante da Colina não demorou a vir. Após cruzamento pelo lado direito, Marinho – autor do gol do Fortaleza – antecipou Piton que fechava pelo lado esquerdo cortando a bola com o braço. O árbitro Wilton Pereira Sampaio precisou do auxílio do VAR para marcar a penalidade máxima à favor do Vasco, gerando protestos dos jogadores do Leão do Pici. O artilheiro Vegetti foi quem se encarrou de fazer a cobrança, a bola ainda bateu na trave e morreu mansa no fundo da rede. Foi o 20º gol do argentino com a camisa do Vasco.
Pelo lado do Fortaleza, a equipe cearense foi melhor durante o primeiro tempo. O tricolor cearense teve mais volume desde o primeiro minuto, e abriu o placar logo aos 8min. Após bobeira na construção de jogo da defesa do Vasco, Pochettino foi ligeiro, roubou a bola e serviu Marinho, o atacante avançou, e de perna direita que não é a preferida arrematou, Léo Jardim estava no meio do gol e falhou, colocando a bola para dentro do gol.
Mesmo com o Vasco conseguindo o empate, o Fortaleza seguiu com a posse de bola, conseguindo chegar a um total de 55% de posse. Essa posse foi transformada em uma chance ao final do da primeira etapa. Aos 40min, Lucero recebe cruzamento dentro da área e de cabeça acerta a trave defendida por Léo Jardim. No último lance, Breno Lopes também teve uma chance, mas finalizou fraco no meio do gol, não traduzindo grande perigo.
No segundo tempo o Fortaleza caiu de rendimento se comparado à primeira etapa, muito por conta do grande segundo tempo do Vasco da Gama. O Leão do Pici iniciou a etapa complementar sendo dominante, inclusive ampliando o placar com belo gol de Lucero após jogada trabalhada. Detalhe para lambança da equipe de arbitragem na hora da confirmação do gol, demonstrando indecisão e demora para definir o lance.
Atrás no placar após gol de Piton aos 31min, o Leão do Pici se lançou ao ataque e o técnico Vojvoda fez algumas alterações para buscar o empate, uma delas, o meia Hercules, que empatou a partida já aos 40min e levou a decisão para os pênaltis.
Pelo lado do Gigante da Colina, o segundo tempo foi completamente diferente do primeiro. O Vasco se demonstrou mais disposto a buscar jogo, e foi uma equipe mais insinuante e veloz no segundo tempo de jogo. Com algumas alterações do interino Rafael Paiva – chamado de “burro” pela torcida ao promover as substituições – o cruzmaltino ficou mais leve em campo e teve força e volume de jogo para buscar o empate e a virada.
O gol de empate foi marcado por Vegetti aos 20min, após contra-ataque mortal puxado por Adson, que serviu Payet, e o camisa 10 foi inteligentíssimo ao atrasar o passe para esperar a passagem de Puma Rodriguez, que de perna esquerda colocou a bola na cabeça do ‘Pirata’. O gol da virada saiu dos pés de Piton, que repetiu o feito contra o Água Santa e foi mais uma vez protagonista com um gol. A jogada se desenhou pelo lado esquerdo, e Payet acha Piton infiltrando a área e dá uma assistência na medida para o lateral bater cruzado, contando ainda com a falha de João Ricardo.
As emoções e notícias do Vasco da Gama você acompanha aqui na Rio Sports News.
Vasco encara o Inter hoje às 20 horas buscando se afastar da zona de desconforto
Vasco faz planejamento de 2025 de olho na Libertadores
Flamengo vence o Atlético-MG por 1 a 0 e se sagra campeão da Copa do Brasil
Flamengo encara o Galo com a mão na Copa do Brasil
Vasco perde de 3 a 0 para o Fortaleza
Botafogo x Vasco com objetivos diferentes
Vasco terá mudanças na defesa e no ataque contra o Internacional Vasco e Internacional se enfrentam hoje às 20 horas...
Botafogo empatou com o Galo e vê Palmeiras encostar O Botafogo desperdiçou uma oportunidade de manter a vantagem sobre Palmeiras,...
Flamengo venceu o Cuiabá com Gols de Guilherme e Matheus Gonçalves O Flamengo suou para bater o Cuiabá de virada...
Botafogo faz sua primeira partida de duas contra o Atlético-MG Botafogo e Atlético-MG fazem o primeiro duelo na Arena Independência...
Flamengo além dos desfalques que só retornam em 2025 terá ausências importantes hoje O Flamengo desembarcou na noite de ontem...