A Espanha supera a forte seleção inglesa em um grande jogo e se isola como a maior vencedora da Euro com quatro títulos conquistados.
Morata, capitão da Espanha, ergue o troféu da Euro 2024 | Foto: UEFA Euro via X.
Neste domingo(14), Espanha e Inglaterra se enfrentaram pela final da Euro e a ‘Fúria’ conquista seu tetracampeonato, vencendo o ‘English Team’ por 2 a 1, os gols foram marcados todos no segundo tempo, Cole Palmer marcou para Inglaterra e Nico Williams e Oyarzabal marcando os gols para Espanha. A seleção espanhola fez um grande jogo e conseguiu desbancar a seleção inglesa em um grande jogo. A Espanha se tornou a maior vencedora da competição, com quatro títulos, e se tornou a única vencedora que venceu todos os seus jogos.
Primeiro tempo
Walker, da Inglaterra, marca de perto Nico Williams da Espanha na final da Euro | Reprodução: UEFA Euro via X.
O primeiro tempo foi muito amarrado, com poucas chances claras para ambas as equipes. A Espanha manteve sua característica de toque de bola e de envolver o adversário, conseguindo terminar a primeira etapa com 69% de posse de bola, com 265 passes trocados pela equipe espanhola. Destaque para grande partida de Laporte, que conseguiu organizar a ‘Fúria’ desde a defesa, com bons passes quebrando a forte marcação inglesa, e também para Rodri que fez um primeiro tempo irretocável sem a bola, quase onipresente em campo.
Pelo lado inglês, o ‘English Team’ forçou mais as jogadas pelo lado direito, explorando a velocidade de Saka e Walker, que foram os jogadores mais participativos na construção ofensiva da Seleção da Inglaterra. Defensivamente a Inglaterra não sofreu. Mesmo com a Espanha tendo maior posse de bola, a equipe comandada por Gareth Southgate se portou muito bem taticamente para impedir que a Espanha fosse dominante. Destaque para o papel defensivo de Bellingham e Foden, que são os responsáveis por limitar a criatividade do meio-campo espanhol.
Segundo tempo
Oyarzabal comemora seu gol, o do título da Euro, ao lado de Nico Williams | Foto: UEFA Euro via X.
O segundo tempo começou com uma Espanha avassaladora, com passes trocados na defesa e um belíssimo passe de Carvajal para Yamal, que trouxe para dentro e serviu Nico Williams que finalizou rasteiro de perna esquerda e bateu o goleiro Pickford com menos de 1min e 30s da segunda etapa.
A Inglaterra que saiu atrás no placar precisou fazer algumas mudanças para conseguir ser mais competitiva e buscar o empate. A jogada do empate foi com uma puxada de contra-ataque de Saka pela esquerda, que teve espaço, tocou para Bellingham que ajeitou para trás com um toque e Cole Palmer chegou batendo rasteiro de esquerda para empatar o jogo aos 27min da segunda etapa, recolocando o ‘English Team’ na partida.
O gol do título veio com Oyarzabal que entrou no lugar do capitão Álvaro Morata. Aos 41min, o centroavante armou a jogada pelo meio de campo, tocando de primeira para Nico Williams, que devolveu o passe para que ele, Oyarzabal, completasse de perna direita para o fundo da rede, batendo Pickford e colocando a Espanha novamente no topo da Europa.
A Inglaterra ainda teve a oportunidade de empatar o jogo com Ghéhi aos 44min, que desviou de cabeça para o gol sem goleiro e Dani Olmo apareceu para cortar de cabeça e impedir que o ‘English Team’ empatasse a partida.
As principais informações do futebol internacional e dos clubes do Rio você acompanha aqui na Rio Sports News.