Publicado
4 meses atrásno
Por
Felipe Gonçalves
Neste meio de semana tivemos o encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Botafogo, líder, empatou com o São Paulo pelo placar de 2 a 2 no Morumbis; o Vasco da Gama que teve seu jogo contra o Cuiabá adiado por conta da Sul-Americana, jogou no final de semana contra o Atlético-MG e perdeu por 2 a 0 fora de casa; a dupla Fla-Flu venceram os seus jogos de meio de semana, o Flamengo venceu o Vitória fora de casa em jogo duro por 2 a 1, e o Fluminense venceu o até então vice-líder Palmeiras pelo placar mínimo de 1 a 0.
Na tabela de classificação, cada time do Rio apresenta um momento diferente de temporada e consolidação de trabalho. O Botafogo, a exemplo da última temporada, terminou o turno como líder do Brasileirão. O Flamengo aparece como vice-líder, que mesmo com alguns tropeços e desfalques, conseguiu se manter no pelotão de cima da tabela. O Vasco da Gama terminou como 11º colocado, após arrancada importante e uma sequência de 4 vitórias consecutivas. O Fluminense, começou decepcionante, mas dá sinais de melhora para a sequência da temporada.
O Botafogo está muito bem na parada e se conseguiu se manter na liderança do Brasileirão, demonstrando claramente uma consolidação de uma mentalidade nova no clube, que mudou desde a chegada da SAF, encabeçada por John Textor. Diferentemente da temporada passada, onde àquela altura o Glorioso tinha feito o melhor primeiro turno da história com 47 pontos, 15 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O Botafogo de 2024 embora não tão brilhante, demonstrou nesse turno ser uma equipe mais consistente e madura.
A equipe alvinegra é a cara do treinador Artur Jorge, taticamente muito forte, fisicamente imponente e com muita liberdade e variação no setor ofensivo. O Glorioso já possui um elenco qualificado e variado, e na janela do meio da temporada, a diretoria trouxe peças pontuais para qualificar ainda mais o elenco em posições que eram tidas como ‘carentes’, casos de Almada, Allan e Igor Jesus como opção para ausências de Tiquinho. O Botafogo somou 40 pontos, com 12 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.
O Flamengo oscilou bastante do ponto de vista de desempenho durante o Campeonato Brasileiro. Após vencer o Carioca invicto e ser levar gols – considerando o rubro-negro com os titulares – a impressão era que o Mais Querido ia sobrar nas principais competições, o quê acabou não se confirmando. Entre muitas ausências em virtude da Copa América, lesões e crises, o rubro-negro conseguiu avançar nas competições nas copas e ainda se manteve colado no líder Botafogo. O Fla somou 37 pontos, com 11 vitórias, 4 empates e 3 derrotas em 18 jogos.
O Flamengo no Brasileirão foi uma equipe capaz de fazer grandes jogos, como a vitória contra o Vasco no histórico 6 a 1, e na vitória contra o Galo por 4 a 2 na Arena MRV, mas também conseguiu produzir atuações ruins, que não foram ofuscadas mesmo com os resultados positivos, casos dos jogos contra Bahia no Maracanã, empate contra o Cuiabá em casa, e na última roda, contra o Vitória no Barradão. O técnico Tite não conseguiu ainda extrair o melhor do elenco recheado do Mengão, e na média, o Flamengo é uma equipe que oscilou bons e maus momentos.
O cruzmaltino teve um começo de temporada muito conturbado, com eliminação no Carioca para o Nova Iguaçu, troca de treinadores, zona do rebaixamento e crise administrativa. Porém, as coisas parecem ter tomada um novo rumo, e o Vascão teve uma reviravolta – muito – importante na temporada. O Gigante da Colina começou a temporada com o técnico Ramón Diaz no comando, que deixou o cargo após derrota para o Criciúma 4 a 0 em São Januário. Depois do argentino, o português Álvaro Pacheco chegou e logo foi embora, após 4 jogos, onde somou apenas um ponto.
O Vasco começou a se acertar após rompimento com a SAF ‘777 Partners’, que teve seus bens bloqueados e o Vasco conseguiu com uma decisão judicial suspender a venda para o grupo. Dentro de campo, o técnico interino Rafael Paiva conseguiu dar uma nova cara para o time, principalmente com as entradas de Hugo Moura e Matheus Cocão, que trouxeram mais solidez defensiva, e também a ótima fase de Vegetti, que se consolidou como líder do elenco. O Vasco é o 11º colocado, com 7 vitórias, 2 empates e 9 derrotas em 18 jogos.
Vale ressaltar o retorno de Philippe Coutinho, meia de 32 anos, cria da base do Vasco, que chega para ser o líder técnico do time.
O Tricolor das Laranjeiras talvez tenha sido a maior surpresa dentre os times cariocas, do ponto de vista negativo, claro. O Fluminense, atual campeão da Libertadores, um time com futebol vistoso, envolvente e ofensivo, se tornou em um curto período um time defasado, lento, ‘de velhos’ e muito pragmático. O técnico Fernando Diniz, que até então era uma unanimidade e mentor intelectual do futebol praticado pela equipe, não suportou a sequência de maus resultados e foi demitido de seu cargo, um dia após derrota para o Flamengo no clássico.
O Flu fez o pior primeiro turno de sua história na era dos pontos corridos, e tinha conquistado somente 7 pontos até a 15º rodada. A história começou a mudar com a chegada do técnicio Mano Menezes, que simplificou o sistema de jogo do Flu, além da chegada de Thiago Silva, que voltou a vestir as cores do clube após 16 anos, e o retorno de André, que estava lesionado, e principalmente de John Arias, que serviu a seleção colombiana na Copa América. O Fluzão é o 19º colocado, com 3 vitórias, 5 empates e 10 derrotas em 18 jogos disputados.
O Flu fechou o turno com 2 vitórias seguidas e sem sofrer gols, coisa que não tinha acontecido até o momento no Brasileirão. A impressão que fica, é que o Fluminense é outro time dentro de campo, e fora dele, a torcida abraçou o time, e fez um espetáculo nas arquibancada, ecoando o grito de ‘time de guerreiros’, mantra da campanha histórica que livrou o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2009.
As emoções e informações dos times cariocas você acompanha aqui na Rio Sports News.
Botafogo empata em 1 a 1 com o Vitória e perde a liderança do Brasileirão
Botafogo recebe o Vitória de olho no jogo de terça no Allianz Parque contra o Palmeiras
Fluminense empata em 2 a 2 com o Fortaleza e se complica na tabela de classificação
Fluminense encara o Fortaleza hoje às 21:30 em fugindo da zona da degola
Vasco perde por 1 a 0 para o Internacional em São Januário e se complica na tabela de classificação
Vasco encara o Inter hoje às 20 horas buscando se afastar da zona de desconforto
Botafogo caiu na tabela de classificação para segunda colocação O Botafogo vem desenhando a mesma campanha do Campeonato Brasileiro de...
Botafogo precisa da vitória para não perder a liderança do Campeonato Brasileiro O Botafogo joga hoje às 19:30 no Nilton...
Fluminense empatou com gol de Cano no final da partida O Fluminense empatou com o Fortaleza na noite de ontem...
Fluminense precisa vencer o Fortaleza para se distanciar da zona de rebaixamento O Fluminense encara o Fortaleza hoje às 21:30...
Vasco sofreu o gol de Wesley e soma 3 jogos sem vitórias O Vasco tropeçou nesta noite de quinta-feira pela...