Publicado
1 mês atrásno
Por
Pedro Carlos
O Botafogo conquistou o tão cobiçado título de Campeão das Américas após vencer o Atlético Mineiro no Monumental de Núñes por 3 a 1 e a torcida faz a festa em toda América.
O Glorioso teve o cabeça de área Gregore expulso aos 29 segundo de jogo após disputa no meio campo e o jogador levantar o pé e acertar a cabeça de Fausto Vera, mas o técnico Artur Jorge não modificou nenhum jogador em campo e seguiu todo o primeiro tempo com a formação.
A partir daí o alvinegro adotou uma postura guerreira, mesmo com o adversário obtendo 71% de posse de bola, as bolas cruzadas na área eram cortadas por Adryelson e Alexsander Barbora.
Hulk tentava chutes fortes de fora da área e o goleiro John fazia defesas outrora cortada pela zaga alvinegra que aguerrida não dava chances para o ataque adversário ter rebotes.
O clube abriu os portões do Nilton Santos e os torcedores acompanhavam apreensivos o drama da equipe jogar com menos um jogador.
O Glorioso se limitava de defender e esperava puxar um contra-ataque para matar o jogo.
Aos poucos o time de Artur Jorge foi se soltando e numa jogada de Thiago Almada, ele tocou para Luiz Henrique chutar, a bola bateu em Lyanco e sobrou para Marlon Feitas chutar, daí novamente bateu em Junior Alonso e Luiz Henrique finalizou para as redes do goleiro Everson aos 35 minutos.
Os torcedores do Botafogo estavam em festa no Estádio Nilton Santos, na sede do clube em General Severiano e em todos os cantos do Brasil.
Os jogadores do Galo estavam sem acreditar que tomaram um gol no momento que tinham a superioridade numérica em campo e não conseguiam fazer o gol.
O primeiro tempo estava acabando e ainda mais emoção, Guilherme Arana fez a proteção para o Goleiro Everson pegar a bola, mas Luiz Henrique na rapidez chegou e tomou a frente tocando na bola, Everson foi mergulhar para defender, Luiz Henrique foi mais rápido e tocou na bola e Everson cometeu pênalti.
Na cobrança, Alex Telles bateu de perna esquerda para ampliar para o alvinegro. 2 a 0.
A segunda etapa começou com mais emoções, o técnico Gabriel Milito promoveu substituições e seu time foi para o tudo ou nada em campo.
Num escanteio cobrado pela esquerda, o Chileno Vargas subiu no terceiro andar e cabeceou no contrapé do goleiro John e a bola foi no ângulo, assim diminuindo o placar, 2 a 1.
O Atlético -MG foi com todo time para o ataque e o goleiro John fazia defesas espetaculares, Hulk e Mariano eram os mais avançados e perigosos naquele momento do jogo.
Adryelson quase entregou o ouro nos minutos finais da partida, mas os jogadores do Galo nervosos perderam a oportunidade de empate.
A partida já estava chegando no momento final, até que Júnior Santos ampliou e a torcida do Glorioso foi ao delírio total aos 51 minutos do segundo tempo.
A equipe fez a festa no Monumental de Núñes junto com a torcida.
A diretoria do clube vai fazer uma carreata já na saída do aeroporto internacional Tom Jobim.
Os torcedores que estavam no estádio Nilton Santos fizeram uma festa só, muitos pontos do Brasil eram mostrados na TV a festa dos torcedores Botafoguenses que estavam desde 1995 com o grito entalado na garganta: É CAMPEÃO!
Nossa equipe estava em São Januário e no restaurante ao lado do estádio era tomado por torcedores alvinegros que cantavam sem parar!
O CAMPEÃO da Libertadores volta a Campo na sua quarta-feira às 21:30 horas no Beira-Rio, para enfrentar o Internacional e pode se sagrar CAMPEÃO BRASILEIRO se vencer e o Palmeiras empatar.
A Rio Sports News transmitiu a partida final da Libertadores com narração de Batista Júnior.
Fotos: Vítor Silva BFR
Parabéns todos os torcedores do Glorioso!
Vasco estréia no Carioca contra o Nova Iguaçu às 16:30 horas em São Januário
Botafogo x Maricá abrem o Campeonato Carioca 2025
Rio e Salvador conectados com o Futebol 2025
Botafogo perde de 3 a 0 para o Pachuca e dá adeus ao sonho de conquistar o Mundo
Botafogo x Pachuca no estádio 974 busca as Américas
Botafogo pronto para levar o título do Brasileirão hoje às 16 horas no Nilton Santos
Botafogo busca se recuperar contra a Lusa hoje O Botafogo busca somar seus primeiros pontos no Campeonato Carioca contra a...
Vasco joga na tarde deste sábado com equipe sub-20 O Vasco inicia a temporada de 2025 hoje em São Januário,...
Botafogo encara o Maricá com equipe sub-23 sem técnico O Botafogo estréia hoje às 16 horas contra o Maricá pela...
A Rio Sports News estará em fusão neste ano de 2025 com o Mosaico Esportivo A Rio Sports News fechou...
Botafogo teve erros e escalações erradas na derrota para o Pachuca O Botafogo deu adeus ao sonho de conquistar o...