Ligue-se a nós

Notícias

Fernando Diniz deixa o comando técnico do Fluminense

Publicado

no

Diniz comandando o Fluminense

Fernando Diniz não é mais o técnico do Fluminense após sequência de insucessos em 2024

Diniz comandando o Fluminense

Fernando Diniz à beira do gramado comandando o Fluminense | Reprodução: Lucas Merçon/FFC

Nesta segunda-feira(24), o técnico Fernando Diniz foi demitido do comando técnico do Fluminense após sequência negativa de resultados e falta de produtividade em 2024. Fernando Diniz foi o técnico que mais comandou o Fluminense no século, com 783 dias como treinador do Tricolor das Laranjeiras, superando Abel Braga, até então o primeiro colocado. O treinador assumiu o Fluminense após a demissão de Abel Braga após eliminação na Sul-Americana em abril de 2022.

Esta foi a segunda passagem do treinador pelo Flu, conquistando o Campeonato Carioca 2023 em cima do Flamengo com uma goleada histórica de 4 a 1 no jogo da volta da decisão, além da conquista inédita da Libertadores da América no Maracanã contra o Boca Juniors, e também conquistou a Recopa Sul-Americana em cima da LDU também no Maracanã.

Fernando Diniz foi demitido após uma sequência tenebrosa de resultados e péssimo futebol apresentado, em especial no Brasileirão, onde o Flu já possui a pior campanha de sua história, com apenas 6 pontos conquistados em 11 partidas, com apenas 1 vitória, 3 empates e incríveis 7 derrotas. O Fluminense ainda é a segunda pior defesa do campeonato com 19 gols sofridos, atrás somente do Vasco da Gama, que sofreu 22 gols na competição.

O desempenho do Fluminense em 2024 esteve muito aquém do esperado, principalmente se tratando do atual campeão das Américas com um futebol envolvendo com toque de bola, posse e muito volume de jogo. Essa temporada marcou a derrocada do esquema de jogo do técnico Fernando Diniz, que junto com a ausência de peças importantes, seja por lesão, no caso de André, saída, no caso do zagueiro Nino, ou convocação no caso de John Árias. Fato é, o modelo de jogo outrora inovador, parecia desgastado e pouco eficaz.

Quando questionado sobre a motivação do elenco, o agora ex-técnico do Fluminense falou que a equipe estava “muito leniente” após a conquista, e isso teria atrapalhado o desempenho da equipe na virada da temporada. Outro ponto muito abordado em coletivas é a idade avançada dos atletas, que com o número excessivo de jogos não haviam apresentado o mesmo futebol da temporada anterior, e isso afetou diretamente o rendimento da equipe e os resultados.

O sentimento de grande parte do torcedor é que o ciclo havia encerrado, e a permanência de Diniz no comando técnico da equipe poderia de alguma forma manchar a imagem do comandante, importantíssimo na conquista da inédita Libertadores. O treinador que teve seu contrato renovado recentemente até o final de 2025 deve receber uma multa em torno de 6 e 7 milhões de reais.

Para o jogo contra o Vitória no Maracanã na próxima quinta-feira, o auxiliar Marcão comandará o Flu à beira do gramado. Caso vença, o Flu chega aos 9 pontos e iguala o mesmo número de pontos de Vitória e Atlético-GO, atuais 17º e 16º colocados, respectivamente.

LEIA A NOTA DO OFICIAL DO FLUMINENSE

Diniz grita de felicidade em comemoração ao título da Libertadores

Fernando Diniz comemorando com os jogadores o título da Libertadores | Reprodução: Lucas Merçon/FFC

“O técnico Fernando Diniz deixou o comando do Fluminense FC nesta segunda-feira.

Diniz deixa como legado desta sua passagem não somente alguns dos títulos mais importantes da história de nosso clube, conquistados em 2023 e 2024, mas também o legado de um trabalho muito bem-sucedido em sua primeira etapa de sua atual passagem, ensinamentos importantes sobre sua maneira de entender o futebol e uma visão humanística que no todo trazem enorme contribuição a este esporte.

O Fluminense, em nome de seu presidente, sua diretoria e seus funcionários, agradece a Diniz e deseja muito sucesso em sua carreira, sempre.

O auxiliar-técnico permanente Marcão estará à frente da equipe no jogo desta quinta-feira, contra o Vitória, no Maracanã.

O Fluminense precisa de todo apoio do torcedor. Este é um momento que pede união de todos em torno do objetivo maior de retomarmos o caminho das vitórias.”

Mais informações sobre o Tricolor da Laranjeiras você encontra aqui na Rio Sports News.