Ligue-se a nós

Campeonato Brasileiro

Flamengo perde clássico para o Botafogo no Maraca por 2 a 0 e acumula segunda derrota consecutiva

Publicado

no

LH faz comemoração icônica em gol no clássico

Flamengo é derrotado pelo Botafogo com bom público no Maracanã, sofre a segunda derrota seguida na temporada e liga sinal de alerta

LH faz comemoração icônica em gol no clássico

Luiz Henrique comemora seu gol, o primeiro do Botafogo, com máscara do Pantera Negra | Foto/Reprodução: Vítor Silva/BFR

Na manhã deste domingo(28), o Flamengo recebeu o Botafogo no Maracanã em clássico válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro e perde por 2 a 0, gols de Luiz Henrique e Savarino no segundo tempo. O Botafogo teve grande atuação no Maracanã e conseguiu uma grande vitória diante do rival Flamengo, resultado esse que coloca o Glorioso como líder do Campeonato Brasileiro. Já pelo lado do Flamengo, é a primeira derrota da equipe no Campeonato Brasileiro e a segunda seguida na temporada, com o resultado, o Flamengo deixa a segunda colocação e cai para quinto.

Diante de um público presente de mais de 53mil pessoas no Maracanã, o Flamengo sofreu a sua segunda derrota na temporada, a primeira atuando dentro de casa, e isso já ligou o sinal de alerta pelo lado do Mais Querido, isso porque além das derrotas chama atenção principalmente o nível de atuação baixíssimo e os jogadores poupados com a justificativa de cansaço, e mesmo assim, os jogadores parecem não estar bem fisicamente nesse momento da temporada.

Já o Botafogo, começou tendo dificuldades sob o comando de Artur Jorge mas parece ter encontrado um caminho, venceu bem o Juventude pelo Brasileirão, venceu o Universitario-PER na Libertadores e agora venceu o clássico diante do Flamengo, confirmando o bom momento do Glorioso e dando ainda mais moral e confiança para o elenco seguir a sequência da temporada. O Botafogo hoje é uma equipe organizada, com ideia de jogo e sólida defensivamente, marcando 10 gols e sofrendo apenas 2 nas 3 últimas partidas.

Primeiro tempo

Flamengo em fila para entrar em campo diante do Botafogo no Maracanã

Flamengo entrando em campo para o clássico diante do Botafogo | Foto/Reprodução: Thiago Barros

O primeiro tempo do Flamengo foi um pouco mais propositivo em relação ao Botafogo, mesmo que o rubro-negro tendo poucas chances claras para abrir o placar. A jogada mais perigosa do Flamengo aconteceu logo no começo do jogo, aos 3min com Luiz Araújo, que recebeu passe de cabeça de De la Cruz e finalizou mascado de perna esquerda e a bola saiu colada na trave direitas do goleiro John. O atacante foi o destaque do rubro-negro no primeiro tempo, sempre chamando jogo pelo lado esquerdo e buscando finalizações.

Além disso, o Fla teve um gol corretamente anulado aos 10min, após chute de Fabricio Bruno e toque de Bruno Henrique na trajetória da bola.

Já o Botafogo, veio desfalcado de Tiquinho Soares e o técnico Artur Jorge optou por escalar um time mais rápido, com Junior Santos e Luiz Henrique com um pouco mais de liberdade à frente e Savarino e Eduardo sendo os responsáveis pela construção de jogadas. O Glorioso esteve mais compacto no seu campo de defesa, tendo 42% de posse de bola, com 6 finalizações e nenhuma na direção da meta defendida pelo goleiro Rossi.

Segundo tempo

Savarino finaliza com marcação de Pulgar

Savarino finaliza contra a meta rubro-negra marcado por Pulgar | Foto/Reprodução: Vítor Silva/ BFR

O segundo tempo começou com o Botafogo tentando equilibrar mais as ações e dividir um pouco mais a posse de bola com o Flamengo para ser mais incisivo e buscar o gol, que não demorou a acontecer. Após cobrança de escanteio de Savarino, o primeiro do Fogão no jogo, Luiz Henrique emendou de primeira um belíssimo chute de rara felicidade e abriu o placar para o alvinegro aos 8min da segunda etapa.

Depois do gol, o técnico Artur Jorge foi muito inteligente em fazer mudanças pontuais para que o time suportasse a pressão do Flamengo sem perder a sua ideia de jogo, o Botafogo taticamente foi muito superior ao rival. Com isso, o time conseguiu se manter inteiro fisicamente e no final da partida, aos 48min, Savarino recebeu passe de Jeffinho e finalizou de perna direita para vencer Rossi, fechando o placar e sacramentando a grande vitória do Botafogo.

Pelo lado do Flamengo, o técnico Tite foi obrigado a substituir Pulgar por Allan no intervalo, o chileno sentiu um desconforto no tornozelo e também substituiu Arrascaeta que pediu para sair. Com exceção dessas substituições por motivos de lesão ou cansaço, o comandante rubro-negro não foi tão feliz em suas escolhas. O Flamengo foi um time muito pragmático, previsível e com pouca criatividade ofensiva, pecando principalmente no último passe.

Apesar de estar atrás no placar praticamente durante todo segundo tempo, o time não chegou a ter chances claras de empatar o jogo, com apenas 7 finalizações e nenhuma delas na direção da meta defendida por John. No lance do segundo gol do Botafogo, os jogadores reclamaram de falta de Diego Hernandez em Fabrício Bruno, mas o zagueiro se justificou em entrevista pós-jogo e disse que apesar de ter visto falta no lance, assumia a responsabilidade pelo lance que originou o segundo gol do Botafogo.

Próximos compromissos

O próximo confronto do Flamengo é pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira às 21h30min contra o Amazonas no Maracanã. Pelo Brasileirão, o rubro-negro volta a campo no sábado (04/05) fora de casa contra o RB Bragantino às 18h30min no Nabi Abi Chedid. Já o Glorioso, encara o Vitória às 19h (Brasília) na próxima quinta-feira no estádio Nilton Santos também pela Copa do Brasil, e pelo Brasileiro, o próximo compromisso é só no próximo domingo (05/04) às 18h30min contra o Bahia também dentro de casa.

As principais notícias e emoções dos clubes cariocas você acompanha aqui na Rio Sports News.