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A Saga de Philippson: A Primeira Colônia Judaica do Brasil Emergindo em Terra Brasileira

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A história de Philippson, a primeira colônia de judeus do Brasil

A Saga de Philippson

 

 

Em um outubro de 1904, enquanto a brisa primaveril suavizava o ar, 38 famílias oriundas de diversos cantos da Europa desembarcavam na Fazenda Pinhal, situada no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Essa cena marcou o nascimento de Philippson, a primeira colônia judaica a florescer em solo brasileiro, uma notável história que mescla medo, esperança e a coragem de pioneiros.

A atmosfera daquela época era impregnada de emoções agridoces, compartilhadas por esses judeus vindos de localidades dispersas no Leste Europeu, reunidos primeiramente na Bessarábia, região atualmente pertencente à Romênia. No limiar de 1903, cerca de 148 pessoas, representando 38 famílias distintas, haviam se congregado nesse lugar marcado por desafios e incertezas.

Esse grupo, impelido pela ascensão das políticas antissemitas no império russo, especialmente sob o reinado de Alexandre 3º (1845-1894) e seu filho Nicolau 2º (1868-1918), enfrentava a sombria ameaça de pogrons, ataques violentos a propriedades e locais religiosos judaicos. Sob a pressão do imperador russo, que almejava a conversão da região à Igreja Ortodoxa, eles ansiavam por uma nova terra, do outro lado do Atlântico, onde pudessem recomeçar.

Dentro desse contexto, nasceu Philippson. Esses pioneiros, compreendendo russos, lituanos, estonianos, ucranianos, bielorrussos, moldávios e romenos, contaram com o apoio da Jewish Colonisation Association, também conhecida como JCA ou ICA, uma organização beneficente que providenciou um treinamento rigoroso de um ano e meio para a nova vida que os aguardava.

A transição não foi fácil. Do comércio ao cultivo da terra, do ambiente urbano a um novo cenário rural, essa jornada exigiu uma adaptação profunda. Em 1904, a ICA adquiriu a Fazenda Pinhal, localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, como o novo lar para esses imigrantes. A terra prometida começava a tomar forma.

A fazenda foi batizada de Philippson em homenagem a Franz Philippson (1851-1929), presidente da Compagnie Auxiliaire de Chemins Du Fer au Brésil, empresa ferroviária que explorava a região. Philippson, também acionista da ICA, era um homem comprometido com a filantropia, que via na emigração uma chance de salvar vidas da opressão antissemita.

Mas por que escolheram o Brasil? A resposta encontra-se na combinação de fatores. Enquanto a Europa enfrentava a revolução industrial, que dizimava empregos manuais, o Brasil emergia da era da escravidão (encerrada em 1888) e buscava mão de obra. Essa necessidade, somada à abertura do governo brasileiro à imigração, tornou o Brasil um alvo atrativo para essas famílias em busca de um novo começo.

Com a coragem das 38 famílias judaicas, a Fazenda Pinhal floresceu. No entanto, as dificuldades eram imensas. Muitos desses imigrantes não possuíam experiência agrícola, o que se evidenciou no relato de Frida Alexandr, uma habitante de Philippson, que descreveu sua família se adaptando a tarefas como a ordenha de vacas.

O empreendimento agrícola também trouxe desafios sociais e religiosos. Philippson construiu um templo para abrigar sua fé e valores culturais judaicos, um lugar onde a Torá, rolos sagrados que contêm os ensinamentos da cultura judaica, encontrou um lar. Além disso, a escola foi um elemento crucial para a integração dessas famílias na sociedade brasileira, ensinando o português e preparando as crianças para um futuro incerto.

Apesar dos esforços, Philippson não floresceu da forma esperada. O choque entre as raízes urbanas dos imigrantes e a vida rural que abraçaram, aliado à carência de recursos e experiência, levou a colônia a seu declínio gradual. Por volta de 1926, a maioria dos habitantes havia se dispersado, buscando oportunidades em cidades vizinhas como Santa Maria, Uruguaiana e Porto Alegre.

A narrativa de Philippson é um lembrete poderoso da resiliência humana. Esses imigrantes ousados enfrentaram desafios inimagináveis, mas também deixaram uma marca indelével. Enraizada na esperança, na busca por liberdade e na busca por uma vida digna, a saga de Philippson nos lembra que, mesmo nas condições mais adversas, a determinação e a comunidade podem dar origem a histórias que resistem ao tempo.

Em 2023, quando olhamos para trás, é importante recordar esses pioneiros, homens e mulheres que deixaram sua terra natal para criar raízes em um solo estrangeiro. Philippson pode não ter alcançado o sucesso econômico esperado, mas seu legado ecoa como um símbolo da perseverança humana e da capacidade de enfrentar o desconhecido com coragem.