Ligue-se a nós

Botafogo

Botafogo empata com RB Bragantino por 1 a 1 e se classifica para fase de grupos da Libertadores

Publicado

no

Junior Santos aponta para os céus em agradecimento .
  1. Com iluminado Junior Santos, Botafogo espanta o fantasma de 2023, se classifica na Libertadores e conclui primeiro grande objetivo da temporada
Junior Santos aponta para os céus em agradecimento .

Junior Santos comemora seu gol contra o Bragantino | Foto: Vítor Silva/BFR

Botafogo

Na noite desta quarta-feira(13), o Botafogo visitou o RB Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid pelo jogo de volta da 3ª fase da pré-Libertadores e consegue empate por 1 a 1. Os tentos foram anotados na segunda etapa, Júnior Santos marcou para o Glorioso e Talisson diminuiu para o Massa Bruta. Por ter vencido o primeiro confronto no Rio de Janeiro por 2 a 1, o Fogão consegue a classificação para fase de grupos do torneio continental e está de volta à Libertadores depois de 7 temporadas.

O grande herói da noite e da classificação do Botafogo foi Júnior Santos. O Botafogo até aqui, marcou 10 gols na Libertadores, e com o gol anotado contra o RB Bragantino, o camisa 11 do Botafogo chegou à marcada de 8 gols nesta edição, sendo responsável por 80% dos gols alvinegros na Libertadores. Vale ressaltar que Júnior Santos já é o maior artilheiro da história do Glorioso na Libertadores da América de maneira isolada. Sob o comando de Fábio Matias, o alvinegro ainda não perdeu, são 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos.

Primeiro tempo

Tiquinho Soares do Botafogo tenta domínio marcado por jogador do RB Bragantino

Tiquinho Soares disputando bola | Foto: Vítor Silva/BFR

A primeira etapa foi de muita entrega física e briga por espaço, no geral, as duas equipes se estudaram muito durante a etapa inicial e não tiveram grande produtividade ofensiva. Pelo lado do RB Bragantino, as principais ações foram tomadas pelo lado esquerdo de ataque com Helinho, que foi o jogador em campo que conseguiu ter mais ações com a bola, principalmente em jogadas individuais contra o lateral Marçal. O atacante acertou belo chute de perna direita e assustou Gatito Fernandez, única finalização do Massa Bruta no primeiro tempo.

Pelo lado do Botafogo, pouquíssima produtividade ofensiva. O Glorioso tentou controlar as ações e ceder poucos espaços ao Massa Bruta, escapando em contra-ataques rápidos com Júnior Santos e Savarino, os principais acionados em velocidade durante a primeira etapa. O Botafogo teve apenas 42% de posse de bola e não acertou o alvo em nenhuma das duas tentativas durante o primeiro tempo.

Segundo tempo

Se com 11 contra 11 o jogo já estava conturbado, se tornou ainda mais quando aos 6min da segunda etapa o lateral-direito Damián Suarez foi expulso por falta cometida em cima de Juninho Capixaba. O Glorioso se fechou na defesa e tentou ceder o mínimo de espaço para o Massa Bruta, na tentativa de explorar um contra-ataque. A oportunidade surgiu aos 31min, após lançamento pelo lado esquerdo, Tiquinho Soares desvia, Hugo ganha a disputa com o zagueiro, e rola para o iluminado Júnior Santos empurrar para o fundo da rede e colocar o Fogão em vantagem.

Atrás no placar e precisando no mínimo empatar para levar a disputa para os pênaltis, o técnico Pedro Caixinha fez algumas alterações no RB Bragantino para deixar a equipe de Bragança Paulista mais ofensiva. Com as entradas de Laquintana, Matheus Lopes e principalmente de Talisson, o Massa Bruta conseguiu criar mais volume e passou a ter mais oportunidades. Em uma dessas, Talisson recebe passe de Juninho Capixaba aos 41min dentro da área e em bela jogada individual, dribla o marcador botafoguense e finaliza de perna canhota sem chances para Gatito.

Próximo confronto

O Botafogo volta à campo para decidir uma vaga na decisão da Taça Rio no próximo domingo(17) às 18h30 contra o Sampaio Corrêa e você companha na Rio Sport News.