Ligue-se a nós

Botafogo

Libertadores: confira tudo sobre os grupos dos times do Rio no maior torneio do continente

Publicado

no

Arte com todos os grupos da Libertadores 2024

Libertadores para Botafogo, Flamengo e Fluminense se preparam para disputar o torneio e projetam grandes ambições

Arte com todos os grupos da Libertadores 2024

Arte com ilustração de todos os grupos da Libertadores | CONMEBOL

Nesta segunda(18), foi realizado o sorteio da fase de grupos da Taça Libertadores com Botafogo, Flamengo e Fluminense, atual campeão da competição, representando os clubes do Rio de Janeiro. O sorteio foi realizado em Luque, no Paraguai, e definiu os oito grupos para disputa. Além do trio carioca, os outros brasileiros que irão disputar a Libertadores são o São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Atlético-MG.

Dentre os três, o Glorioso é a equipe com menos participações, foram 6 participações até a edição de 2024, com a melhor colocação sendo a fase de semifinais em 1963 e 1973. Já o rubro-negro, chega à sua participação de número 20, participando de todas desde 2017, com títulos em 1981, 2019 e 2022, além de um vice-campeonato em 2021. O Tricolor das Laranjeiras que chega para sua 10ª participação, é o atual campeão da Libertadores, conquistada em 2023 em pleno Maracanã, exorcizando o vice-campeonato de 2008.

Grupos da Libertadores dos Carioca

Atuais campeões da América com a taça no Maracanã

Jogadores erguendo a taça da Libertadores | Divulgação: FFC

Grupo A

  • Fluminense
  • Cerro Porteño (PAR)
  • Alianza Lima (PER)
  • Colo-Colo (CHI)

O grupo do atual campeão da América possui alguns clubes mais tradicionais na competição, o Colo-Colo é, dentre os demais clubes do grupos, o único que já foi campeão da Libertadores, em 1991. O Colo-Colo, clube atual de Arturo Vidal, é o sexto colocado no campeonato chileno.

O Cerro Porteño é o segundo clube mais vencedor do campeonato paraguaio e o segundo mais tradicional dentro do grupo. Com sua melhor colocação na competição continental sendo uma semifinal, no campeonato nacional, eles ocupam somente a quinta colocação.

O Alianza Lima carrega uma espécie de ‘maldição’ em Libertadores. Isso porque todos os clubes que estiveram no grupo dos peruanos desde 1998 não conseguiram ser campeões do torneio. Atualmente, o Alianza ocupa a modesta sétima posição, com 4 vitórias e 4 derrotas em 8 jogos.

Grupo D

Botafogo comemora classificação para Libertadores

Jogadores comemoram a classificação com John Textor | Foto: Vitor Silva/BFR

  • LDU (EQU)
  • Junior Barranquilla (COL)
  • Universitario (PER)
  • Botafogo

No grupo do alvinegro, a LDU(EQU), atual sétima colocada no Campeonato Equatoriano, é o único clube que já foi campeão da competição, tendo conquistado a Libertadores em 2008 contra o Fluminense, a Liga conquistou a vaga por ter vencido a Copa Sul-Americana.

O Junior Barranquilla é um clube tradicional da Colômbia e vem sendo figurinha carimbada em diversas competições internacionais do continente, atualmente, ocupa a quinta colocação do Campeonato Colombiano.

O Universitário é a equipe menos tradicional dentre os demais concorrentes, sendo atual líder do campeonato peruano, o Universitário ainda não perdeu na competição, em 8 partidas, foram 6 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota.

Grupo E

Técnico e jogadores realizam atividade no treinamento do Flamengo

Técnico Tite, De la Cruz e Arrascaeta em treino | Foto: Marcelo Cortes/CRF

  • Flamengo
  • Bolívar (BOL)
  • Millionarios (COL)
  • Palestino (CHI)

O tricampeão da América terá a altitude como um dos principais adversários nessa fase de grupos. O Bolívar, atual primeiro colocado do grupo D com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota em 6 jogos, manda os seus jogos no estádio Hernando Siles, que fica localizado a 3.640m acima do nível do mar.

O Millionarios também é uma equipe que manda os seus jogos em altitudes, mais especificamente, o estádio El Campín fica a 2.630m de altitude. A equipe não teve um grande começo de temporada, ficando apenas na 15ª colocação, sendo 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas em 12 jogos disputados no campeonato colombiano.

O Palestino é um modesto time chileno e se classificou para atual edição da Libertadores após ficar em quarto lugar no campeonato nacional. O Palestino volta a disputar a principal competição de clubes das Américas após 4 anos, na atual temporada do campeonato chileno, são 2 vitórias, 1 derrota e 1 empate em 4 jogos disputados, ocupando a quinta colocação.

Esse ano, a Libertadores da América receberá até 33,05 milhões de doláres – cerca de 166,2 milhões de reais – 5 milhões de dólares a mais que a última edição.

As emoções dos cariocas na principal competição de clubes das américas, você acompanha na Rio Sports News.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *