Em noite de estreia do técnico português Artur Jorge, o Botafogo é derrotado pela LDU na altitude de Quito e amarga a lanterna do grupo D
Jeffinho do Botafogo disputa a bola com jogadores da LDU | Imagem/Reprodução: Vítor Silva/BFR
Na noite desta quinta-feira (11), tarde no Equador, o Botafogo visitou a LDU no estádio Casa Blanca e foi derrotado por 1 a 0, com o resultado, a equipe carioca amarga a segunda derrota consecutiva na Libertadores da América e se torna o lanterna. O Botafogo teve a estreia do técnico português Artur Jorge, que armou a equipe com quatro atacantes, Jeffinho, Luiz Henrique, Junior Santos e Tiquinho Soares, os dois primeiros recém-recuperados de lesão.
Com o esquema escolhido por Artur Jorge, o Botafogo ficou organizado com Marlon Freitas e Danilo Barbosa na volância e os 4 jogadores de frente, com isso, o Botafogo ficou completamente desprovido de criatividade e superioridade numérica no meio de campo. Ficou claro que a equipe estava espaçada e exposta defensivamente, principalmente no primeiro tempo. Os equatorianos, experientes e com a vantagem de jogar com sua torcida e com a altitude, não venceram de mais por falta de capricho na finalização e por um detalhe do VAR.
Primeiro tempo
Jogadores da LDU comemoram gol da vitória | Imagem/Reprodução: CONMEBOL
A primeira etapa mal começou e a LDU já abriu o placar. O gol da Liga saiu logo aos 6min, após jogada de lateral cobrada dentro da área, a zaga do Glorioso bobeou, Arce ganhou de Halter e rolou para Alzagaray bater cruzado rasteiro e marcar o único gol do jogo. Após o gol, a LDU se manteve tranquila durante boa parte do jogo, o domínio era tamanho, que a equipe equatoriana não precisou pressionar tanto o Botafogo para demonstrar superioridade e soberania. Gatito fez algumas boas defesas, mas no geral, nenhuma chance claríssima.
A LDU ainda teve um gol anulado que gerou polêmica sobre a posição do atacante na origem da jogada. A jogada se desenhou pelo lado direito da defesa do Botafogo e foi terminar só do outro lado, com cruzamento de Quintero para Estrada no meio da área que finalizou e marcou o segundo gol. O tento foi anulado pelo VAR, pois na origem do lance, o camisa 9 da LDU Alzugaray estava em posição de impedimento.
O Botafogo após o gol da LDU ficou completamente desnorteado em campo, sem conseguir ter uma presença dominante no primeiro tempo e errando demais os passes no terço final do campo. O esquema com quatro atacantes foi ineficiente, porque o alvinegro não conseguiu dar a sustentação e criatividade necessária no meio para que os jogadores de velocidade do ataque pudessem ser efetivos. Tecnicamente a equipe como um todo fez um primeiro tempo muito aquém.
Segundo tempo
Danilo Barbosa em ação com a bola recebe o combate do defensor equatoriano | Foto/Reprodução: Vitor Silva/BFR
No segundo tempo o Botafogo voltou a campo com a missão de buscar o empate para minimamente diminuir o prejuízo de estar perdendo duas partidas em sequência, mas sem sucesso. O alvinegro parecia que estava vencendo o jogo, fez pouquíssima pressão ofensiva e as poucas jogadas trabalhadas foram arruinadas por erros no último passe. Uma partida muito abaixo do Botafogo que agora vê a classificação distante.
A LDU seguiu sendo mais perigosa, com jogadas em velocidade explorando os contra-ataques, em jogadas de bola área e também em chutes de fora da área, a equipe equatoriana esteve mais perto de marcar o segundo gol do que o Botafogo esteve perto de empatar a partida. Com a vitória, a LDU ficou em terceiro lugar, pois Junior Barranquilla e Universitário só empataram.
Próximo Compromisso
O Botafogo volta a campo agora pelo Brasileirão no próximo domingo(14) contra o Cruzeiro no Mineirão pela rodada de estreia. Pela Libertadores, o Glorioso só volta a campo no dia 24 de abril contra o Universitario-PER no estádio Nilton Santos e precisa desesperadamente da vitória para ainda sonhar com a classificação.
As notícias e emoções do Fogão você acompanha aqui na Rio Sports News.