Ligue-se a nós

Campeonato Carioca

Nova Iguaçu derrota o Vasco por 1 a 0 e chega à final do Cariocão

Publicado

no

Jogadores do Nova Iguaçu em festa após gol

Com vitória histórica, o Nova Iguaçu consegue sua classificação para decisão pela primeira vez em sua história

Jogadores do Nova Iguaçu em festa após gol

Jogadores do Nova comemorando o gol da classificação | Foto: Rafael Arantes

Na tarde deste domingo(17), o Nova Iguaçu recebeu o Vasco da Gama no Maracanã e fez história ao vencer por 1 a 0 e se classificar para a grande decisão do Campeonato Carioca pela primeira vez. Com gol de Bill, marcado aos 30min da segunda etapa, a Laranja da Baixada que já tinha vantagem do empate por ter sido a segunda melhor campanha, concretizou sua classificação e irá jogar a decisão contra o Flamengo. É a primeira vez que um clube de menor investimento chega em uma final desde 2006, quando o Madureira enfrentou o Botafogo.

Grande herói da classificação e um dos protagonistas do Nova Iguaçu durante toda campanha, o meia Bill falou na saída de campo sobre a classificação e o sentimento de chegar à grande final:

“Cheguei no Nova Iguaçu disposto a trabalhar, ser feliz e ninguém acreditou em mim, muita gente me criticou, muita gente falou que eu era só mais um, e eu entrei, assumi a responsabilidade do clube, do nosso município, e hoje a gente tá podendo fazer história. Posso dizer que é um recomeço, meu primeiro clube, o clube que me revelou. O sentimento é de felicidade, estou muito realizado”, disse o meia bastante emocionado.

Primeiro tempo

Precisando vencer para se classificar, o Vasco começou o jogo tentando tomar a iniciativa e pressionar o Nova Iguaçu, mas teve muitas dificuldades no setor de criação e foi pouco efetivo em criar chances claras. O técnico Ramón Diaz mudou o esquema tático em relação ao primeiro jogo e colocou Medel como primeiro homem de meio-campo para tentar dominar esse setor do campo e tornar o Vasco mais competitivo. As grandes chances do cruzmaltino foram em chutes de fora da área, o primeiro com Payet aos 11min e o segundo com Galdames aos 28min.

O Nova Iguaçu com a vantagem de dois empates, conseguiu explorar bem os contra-ataques e não deixou o Vasco confortável na partida. Apesar de não ter tido tantas chances claras de marcar durante a primeira etapa, a Laranja da Baixada se demonstrou mais uma vez uma equipe bem organizada e taticamente muito consciente, que não se intimidou com os mais de 60mil torcedores presente no Maracanã.

Segundo tempo

O Nova Iguaçu voltou para o segundo tempo da mesma forma, sendo efetivo nos disputadas de meio-campo e tentando explorar os contra-ataques, e foi justamente em um desses contra-ataques que o time iguaçuano chegou ao seu gol. Aos 29min, após lançamento, Carlinhos invadiu a área e tocou para Bill, que ajeitou o corpo e tocou com categoria no canto esquerdo de Léo Jardim, a bola ainda bateu na trave antes de ir para o fundo da rede. O Nova ainda teve um pênalti marcado que foi posteriormente anulado de maneira correta pelo VAR.

Pelo lado do Vasco, foram poucas as chances de gol. Mesmo necessitando da vitória, o Vasco não conseguia criar o suficiente para ser efetivamente perigoso. A melhor chance do Gigante da Colina foi ais 28min, antes do gol do Nova Iguaçu, com uma bela cabeçada de Sforza, obrigando o goleiro Fabrício a fazer grande defesa. O técnico Ramón Diaz fez algumas alterações para tentar deixar o time mais intenso e ofensivo, mas sem sucesso.

Vaias e protestos da torcida depois do apito final

Atletas do Vasco em campo se preparando para jogo contra o Nova Iguaçu

Jogadores do Vasco em reunião antes da bola rolar | Foto: Leandro Amorim/CRVG

Ficou perceptível a total insatisfação e falta de paciência da torcida vascaína durante todo o jogo. A cada lance errado ou ataque do Nova Iguaçu, podia-se ouvir as reclamações do torcedor do Vasco. Ainda com a bola rolando, o principal alvo da torcida foi o volante Praxedes, que após errar um passe para Pitón, esgotou a paciência do torcedor que xingou e vaio o jogador quando participava de alguma ação com bola.

Além dos xingamentos e vaias direcionadas, o torcedor do Vasco cobrou do time como um todo e também a diretoria do cruzmaltino. Com gritos de “time sem vergonha” e “queremos jogador”, a torcida deu um recado claro aos atletas e à diretoria do Gigante da Colina.

A decisão do Carioca será jogada em duas datas, nos dia 31 de março e no dia 07 de abril, ainda sem horário definido. As emoções da grande final do Campeonato Carioca você acompanha aqui na Rio Sport News.