Ligue-se a nós

Campeonato Carioca

Botafogo vence Boavista por 2 a 0 e conquista a Taça Rio

Publicado

no

Atletas do Botafogo comemoram grande vitória no Nilton Santos

O Botafogo jogo o suficiente e ganhou com autoridade do Boavista para conquistar o bicampeonato da Taça Rio

Atletas do Botafogo comemoram grande vitória no Nilton Santos

Jogadores do Botafogo comemoram gol | Foto/Reprodução: Vitor Silva/BFR

Neste domingo(31), o Botafogo recebeu o Boavista no estádio Nilton Santos pelo jogo da volta da Taça Rio e confirmou o bicampeonato ao vencer por 2 a 0. O Botafogo jogou uma partida meramente protocolar no Niltão. Isso porque o Glorioso já havia vencido a primeira partida fora de casa e escalou inclusive um time alternativo para o segundo jogo da decisão, os gols da partida foram de Tchê Tchê de pênalti e Kauê, ambos na segunda etapa.

O Boavista fez uma partida muito abaixo e não conseguiu chegar próximo de reverter o resultado adverso de Bacaxá, terminando a final com um placar acumulado de 6 a 0 contra. O Botafogo esteve com a posse de bola em 57% do tempo, enquanto o Boavista ficou com 43% de posse de bola. Nas finalizações, foram 24 para o Glorioso e 13 para o Boavista.

Se tratando de uma final, um fator que chama atenção foi o baixíssimo público presente no estádio Nilton Santos, com um público pagante de apenas 5.434 pagantes e pouco mais de 6.500 presentes, para uma renda pífia de 126,2 mil reais. Além disso, vale ressaltar que a federação do Rio não paga premiação para o campeão.

Retorno e classificação assegurada na Copa do Brasil

Jogador Rafael do Botafogo em disputa de bola com atleta do Boavista.

Rafael sendo marcado por jogador do Boavista | Foto/Reprodução: Vitor Silva/BFR

A partida contra o Boavista teve um componente muito importante para o Botafogo visando o planejamento para temporada seguinte. Isso porque, ao conquistar a Taça Rio, o Fogão conseguiu acesso para a Copa do Brasil do ano que vem, um dos torneios que mais paga no futebol brasileiro.

Um ponto importante também pensando na sequência da temporada, foi o retorno de alguns atletas. Por exemplo, o lateral Rafael, que já havia jogado a última partida e hoje começou a partida como titular e foi substituído no intervalo. Além dele, tivemos o retorno dos atacantes Luiz Henrique e Jeffinho, o primeiro não atuava desde a partida contra o Volta Redonda em fevereiro, e o segundo não atuava desde o empate diante do Nova Iguaçu.

Fora os atacantes, a partida diante do Boavista marcou o retorno de Patrick de Paula aos gramados, após o volante ficou fora de combate por 400 dias. Sua última partida vestindo o manto do Glorioso foi em 25 de fevereiro de 2023, em partida contra o Flamengo pelo Campeonato Carioca do ano passado. O jogador se emocionou muito em seu retorno aos gramados.

Primeiro tempo

O jogo no primeiro tempo foi bem morno e com poucas jogadas que levaram grande perigo aos goleiros. Pelo lado do time visitante, foi uma partida muito fraca ofensivamente, semelhante ao jogo anterior. A melhor chance foi com o centroavante Matheus Lucas, que recebeu de costas e chutou fraco no meio do gol, sem dificuldades para o goleiro Igor Gabriel.

O Botafogo teve a sua melhor oportunidade após uma escapada rápida pelo lado direito com Luiz Henrique, que cruzou, a bola atravessou a área do Boavista, na sequência Kauê conseguiu o domínio e rolou para Tchê Tchê na entrada da área, que carimbou a trave esquerda defendida pelo goleiro André Luiz.

Segundo tempo

O Botafogo teve a oportunidade de abrir o placar logo no começo da etapa complementar e não desperdiçou. Aos 6min, Tchê Tchê cobrando pênalti abriu o placar no estádio Nilton Santos e deu início à vitória do Glorioso. O segundo gol saiu logo em seguida, após um lance em velocidade pela direita, Matheus Nascimento escora o passe com muita categoria e deixa Kauê cara a cara com o goleiro do Boavista para ampliar o placar e sacramentar a vitória. O Glorioso jogou apenas o suficiente para vencer.

O Boavista até tentou esboçar uma reação, tendo conseguido colocar uma bola na trave e na sequência obrigando o goleiro Igor Gabriel a fazer uma ótima defesa, mas isso seria muito pouco para reverter qualquer situação e o Boavista se rendeu ao decorrer do tempo de jogo.

O Botafogo encerrou sua participação no Cariocão e agora volta suas atenções para quarta-feira(03), mirando o Junior Barranquilla pela estreia da fase de grupos da Libertadores da América. Todas as informações e emoção dos jogos do Glorioso você acompanha aqui na Rio Sports News.