Ligue-se a nós

Futebol

Dorival Júnior aceitou comandar a Seleção em 2024

Publicado

no

Dorival Júnior aceitou comandar a Seleção em 2024

Dorival 

Dorival Júnior Aceita Convite para Treinar a Seleção Brasileira: São Paulo em Busca de Novos Nomes

Neste domingo, Dorival Júnior, técnico do São Paulo, confirmou seu próximo passo na carreira ao aceitar a proposta para assumir o comando da seleção brasileira. Sua decisão foi comunicada à diretoria do clube, marcando o fim de sua trajetória à frente do Tricolor Paulista. Prevê-se que Dorival se despeça dos jogadores na próxima segunda-feira, antes de oficializar seu novo posto. O anúncio formal está programado para ocorrer até quarta-feira.

O convite feito pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, surgiu após a demissão de Fernando Diniz. Desde então, Dorival Júnior tornou-se o principal alvo da Confederação Brasileira de Futebol. Os primeiros contatos entre o técnico e a CBF ocorreram nos últimos dias, e o treinador manifestou interesse diante da oportunidade de realizar seu sonho de comandar a Seleção.

Apesar do clima de incerteza gerado pelas questões políticas que circundam a CBF, Dorival Júnior decidiu aceitar o convite para liderar o Brasil no ciclo que se aproxima da Copa do Mundo. Seu ingresso na mira da entidade aconteceu após a volta de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF, na última quinta-feira. O presidente contatou Julio Casares, mandatário do São Paulo, expressando seu interesse na contratação do treinador.

Além disso, Dorival Júnior recebeu garantias de apoio em caso de novas eleições na CBF, vindas de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol e possível sucessor de Ednaldo Rodrigues.

As conversas entre Dorival e Ednaldo transmitiram segurança ao técnico, que, paralelamente, conduziu três treinos no CT da Barra Funda no ano corrente: dois no último sábado e um neste domingo. Especula-se que este último tenha sido seu último treino à frente do São Paulo.

Para compreender o contexto de conflitos jurídicos na CBF, é importante destacar que a volta de Ednaldo Rodrigues à presidência ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal, anulando sua destituição determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 7 de dezembro. Desde então, a entidade enfrenta turbulências nos bastidores, com a possibilidade de convocação de novas eleições para definir seu novo líder.

Entre os dias 8 e 10 de janeiro, uma delegação da Fifa está programada para visitar a sede da CBF e se reunir com José Perdiz, interventor anterior, e Ednaldo Rodrigues, recentemente reassumido ao poder na confederação, visando esclarecer e estabilizar a situação interna do órgão máximo do futebol brasileiro.

O São Paulo, por sua vez, já está em busca de um novo técnico para ocupar o lugar deixado por Dorival Júnior, buscando manter a continuidade e eficiência no comando técnico da equipe.

O processo de transição de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira está em andamento, com ambos os lados realizando os ajustes necessários para a mudança. Esta nova etapa na carreira do treinador pode representar um novo capítulo no futebol brasileiro, ao mesmo tempo, em que o São Paulo se movimenta para preencher o vácuo deixado por sua saída.

Dorival Júnior tem 61 anos, nascido em Araraquara no interior de São Paulo, terá a difícil missão de tirar a Seleção Brasileira da incômoda sexta posição nas eliminatórias da Copa do Mundo, esse ano terá Copa América e servirá de laboratório para o treinador.

O técnico  foi três vezes Campeão da Copa do Brasil, sete vezes campeão estadual, uma Libertadores, uma vez Campeão da Recopa sul-Americana, uma vez Campeão da série B.

 

O treinador tem seu estilo tático voltado para marcação alta e a movimentação dos jogadores do meio e ataque, sua comissão técnica é composta pelo seu filho Lucas Silvestre de 36 anos,  que atua como auxiliar técnico.

Ouça a Rio Sports News!